Biologia: 1º Ano

Dia 30 de junho terminou o meu primeiro ano da faculdade. Este primeiro ano em Biologia fez com que me apaixonasse ainda mais por cada ti...

Dia 30 de junho terminou o meu primeiro ano da faculdade. Este primeiro ano em Biologia fez com que me apaixonasse ainda mais por cada tipo de vida que por aí existe – vegetal e animal.
Fui para uma cidade onde nunca tinha estado, não conhecia ninguém e, pela primeira vez, não tinha os meus pais perto de mim. Não fiz daquilo um bicho-de-sete-cabeças, ao contrário de muita gente, porque já ia preparada e mentalizada de que aquela seria uma cidade nova, uma vida nova e pessoas novas. Depois de ter andado completamente perdida imensas vezes, já conhecia a cidade. Depois de ver o que gastava em alimentação, por semana, já fazia as minhas contas e punha sempre algum dinheiro de lado para emergências. Depois de já conhecer as caras novas, comecei a conhecer as personalidades e, aos poucos e poucos, fui fazendo amigos e inimigos – não seria a Ava se não tivesse pessoas que me quisessem ver pelas costas.
Neste primeiro ano dei tudo o que tinha e o que não tinha, esforcei-me ao máximo e atingi níveis que pensava serem impossíveis. Pensei em desistir de uns quantos cadeirões e “deixar para exame”, mas isso não faz parte de mim por isso não o fiz. Esgotei as minhas energias e passei a tudo. Estive envolvida no Falar Bio - que é um canal universitário da UTAD TV -, preparei entrevistas, dei entrevistas, usei muito do meu tempo para dar continuação ao canal e, no fim, acabei por deixar o grupo por causa disto.
Se houve pessoas que eu preferia não saber que existem, também houve aquelas de que me orgulho ter conhecido. Se houve pessoas para quem nunca mais quero falar, também houve aquelas que pretendo guardar para sempre no coração. Se houve pessoas que me deixaram completamente indiferente, também houve aquelas de quem nunca me vou esquecer. Se houve pessoas que me desiludiram, deitaram abaixo e passaram por cima de mim, também houve aquelas que me deram a mão, me ajudaram a levantar e ficaram sempre do meu lado.
Este primeiro ano na faculdade foi bastante atribulado, com os seus altos e baixos. No entanto, posso dizer que foi dos anos mais felizes da minha vida! Foi o ano em que vi os meus limites serem postos à prova, foi um ano repleto de aprendizagens e fez-me crescer imenso – cliché, eu sei. E, apesar de às vezes estar em baixo e super cansada, sentia-me sempre feliz.

Biologia 2014/2015.

12 comentários

  1. E que o segundo ano corra ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  2. O importante é que tenha sido um bom ano :) Agora aproveita bem as férias!

    ResponderEliminar
  3. Foi o ano em que te puseram à prova e dá para perceber que superaste :)

    ResponderEliminar
  4. O primeiro ano é sempre o melhor e o pior!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que gostas tanto do que estudas :)

    ResponderEliminar
  6. O que interessa é que apesar das coisas más, também houve as coisas boas e aprendeste muito com o 1º ano do teu curso e também longe dos teus pais. Não sei se iria conseguir adaptar-me assim tão rápido.

    ResponderEliminar
  7. vai sempre sempre sempre haver pessoas que nos querem ver pelas costas, sejas tu a ava, a amy, a maria josé, o zé da esquina, quem quer que seja! não é a forma como essa pessoa pensa que somos que nos define, mas sim a forma como lidamos com ela. percebes o que te quero dizer? tu sempre foste superior, sempre tiveste a consciência limpa e é isso que tens de trazer contigo :) ahh! e boa sorte para o 2º ano :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que gostas do curso, é mesmo importante! :)

    ResponderEliminar
  9. parece-me que foi um ano ótimo, e pelo que dizes só tens de estar orgulhosa de ti mesma! :D espero que o próximo seja ainda melhor e agora aproveita as férias que bem mereces!
    espero para o ano vir a ter essa força que tu tens :)
    e não te preocupes, vão haver sempre pessoas que não gostam de ti

    ResponderEliminar
  10. A faculdade é maravilhosa!
    Faz-nos viver coisas que nunca nos passaria pela cabeça e deixa-nos belos momentos para recordar.
    Espero que continues assim feliz com a tua opção de curso e com a tua vida académica.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar