(Des)Igualdade

Assédio sexual. Quando se ouve falar de assédio, há muito a tendência de associar a vítima ao sexo feminino. E chega ao ponto de, muita...


Assédio sexual.
Quando se ouve falar de assédio, há muito a tendência de associar a vítima ao sexo feminino. E chega ao ponto de, muitas vezes, se considerar completamente ridículo a vítima ser um homem/rapaz. E isso é apenas mais uma das coisas que me deixa muito, mesmo muito, irritada.
Se uma mulher é assediada sexualmente por um homem, a sociedade cai-lhe em cima e “vê lá se aprendes a respeitar a vontade dela ou desfaço-te”. Se um homem é assediado sexualmente por uma mulher, as pessoas pensam que ele é parvo por não aceitar ou por não se sentir privilegiado sequer. Mas afinal de contas o que há de diferente nas duas situações? Que diferença faz ser um homem ou uma mulher a vítima de assédio sexual? Deixa de ser assédio só porque é uma mulher a fazê-lo? Não, claro que não!

Falando de uma forma geral, porque nem todos pensam assim.

18 comentários

  1. Não poderia estar mais de acordo.
    Quando o homem é assediado, as pessoas acham que é um elogio. Já se for uma mulher, não se pode dizer nada que já é assédio.
    Acredito que o assédio não depende de género.

    Beijinhos
    http://miya--world.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Rapidamente transportaria isto para a questão da violência doméstica em relação aos homens. Se ambas as situações são em menor escala? Talvez, mas não deixa de ser preocupante. O que está em causa é a integridade física e psicológica da pessoa e isso tem que ser independente do seu género. Não deixam de ser situações graves só porque é uma mulher a praticá-las. É muito importante estar atento a casos destes, não só pelo seu lado desumano, mas também por outro aspeto: uma vez que os números de violência doméstica e/ou assédio sexual sobre homens é menor, é natural que tenham ainda mais receio em denunciar, porque, infelizmente, ainda se preserva a imagem de que o homem tem que ser duro, que "um homem não chora"

    ResponderEliminar
  3. Vi um vídeo à dias a retratar exatamente essa situação. Quando era a mulher a assediar o homem e este a recusar as pessoa não faziam nada e ainda se riam mas quando era o contrário vinham a correr socorrer a rapariga. Assédio serve para ambos os sexos. Concordo com tudo aquilo que disseste

    ResponderEliminar
  4. Acho que um homem assediado aonda sofre mais do que uma mulher. Uma mulher é assediada e quase todos a defendem. Um homem é assediado e ainda passa pela vergonha de ser gozado porque não "aproveitou". Como se todos os homens quisessem um pedaço de todas as mulheres... É triste mas é a mentalidade praticamente mundial.

    ResponderEliminar
  5. Também acho extremamente ridículo as pessoas pensarem neste tema como só as mulheres é que são abusadas sexualmente... não deveria de existir distinção porque tanto uma pessoa do sexo masculino como do feminino é abusado...sendo mais frequente ouvir-se falar de as mulheres serem mais assediadas que os homens ...
    r: desde já deixo um obrigada pelas sinceras que palavras que deixas-te no meu blog :) Realmente é complicado encontrar alguém que perceba o que realmente sentimos...

    ResponderEliminar
  6. r: Dos estudos que saem, a maioria das vítimas são mulheres. No entanto, da mesma maneira que acredito que muitas mais existem e não se sabe pelo medo que têm em denunciar, também acredito que existam mais casos de violência doméstica sobre o homem que continuam no anonimato

    ResponderEliminar
  7. Entendo perfeitamente o teu ponto de vista e partilho da mesma opinião, o problema é que esta sociedade é muito desequilibrada.
    Não há nada a fazer, até acho que com o tempo vamos piorar!

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente contigo!
    Aliás, se um homem for assediado acaba por ser muito pior para ele do que para uma mulher, ou seja, é capaz de sofrer mais porque é um problema que está mais associado ao sexo feminino e isso traz algumas complicações para eles que muitas vezes acabam por não contar ou não explicar como se sentem por causa da vergonha!

    ResponderEliminar
  9. Isto lembrou-me um vídeo que vi a semana passada de um estudo social em que era um casal heterossexual a passear num shopping e o namorado fingia que estava a forçar a namorada e a apalpá-la e tudo o mais. Nessa altura imensas pessoas se metiam para defender a rapariga. Já quando inverteram a situação houve até um rapaz que passou por eles e disse para o namorado (que era quem estava a ser assediado) algo deste género: estás maluco? Já viste a mulher que tens à tua disposição? Porque não aproveitas?

    Estes estigmas irritam-me. Assédio sexual não tem género! É preciso lutar por desconstruir essa ideologia errada!

    ResponderEliminar
  10. No ano passado na escola fizeram uma apresentação sobre este preciso assunto e as professoras disseram que também havia vítimas do sexo masculino. A maioria das pessoas ficou muito espantada por causa disso e até houve comentários de que nesses casos em que se o homem é a vítima, é porque é maricas. Discordo totalmente, mas infelizmente, na maior parte das vezes, os homens não fazem queixa porque sabem que vão ser mal vistos, enquanto que com a mulher todos a vão defender. É realmente uma sociedade triste.

    r: As tintas em spray não estragam nem danificam o cabelo, quer seja seco ou oleoso.

    ResponderEliminar
  11. A nossa sociedade tem a mania de rotular as coisas e tudo tem de ser como é, não pode haver um homem a ser assediado tanto como a mulher. A mulher se trai, é puta. O homem não, é o maior.
    As mentalidades ainda tem de mudar muito para saber definir as coisas direitas. Mas duvido que vá mudar, a sociedade é como é.

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente contigo, o mesmo acontece com a violência doméstica, nunca se acredita que uma mulher possa andar a bater num homem, enfim, é a sociedade que temos :o

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo, há uma grande desigualdade na imagem da mulher e do homem em muitas situações e isso talvez tenha muito que ver com a desigualdade no valor entre homens e mulheres.... as mulheres ainda são consideradas o "sexo fraco"

    ResponderEliminar
  14. É MESMO! e o mesmo acontece na violência doméstica!

    ResponderEliminar
  15. Concordo imenso com o que dizes, e o pior é que muitas outras coisas têm o mesmo problema. Relativamente à violência doméstica, para a sociedade a mulher é vítima e o homem apenas parvo por se deixar sofrer de violência doméstica por uma mulher, o que só mostra a mente fechada que há e o ridículo que vivemos. Assim como, uma mulher ter vários homens ser julgada, e um homem ter várias mulheres ser o maior.
    Enfim, mentes pequeninas que por aí andam...

    ResponderEliminar
  16. Tão verdade o que disseste
    Gostei do blogue

    ResponderEliminar
  17. Com namorado tenho a dizer que há muito maior assédio de mulher para homem que ao contrário!
    R: The room!

    ResponderEliminar