Sobre a Legalização das Drogas

Tem havido opiniões muito opostas em relação à ideia de legalizar todas as drogas. Eu estou do lado de quem não concorda. Não concordo,...


Tem havido opiniões muito opostas em relação à ideia de legalizar todas as drogas. Eu estou do lado de quem não concorda. Não concordo, de todo, com a legalização das drogas.

Há quem diga que o tabaco e álcool também são drogas – e são mesmo – e que estão legalizadas. Então porque não legalizar todas as outras também? Ora bem, não devo ser a única a achar que as drogas de que falo destroem o nosso organismo de uma forma mais bruta e em muito menos tempo do que o álcool ou o tabaco ou a cafeína. Não digo que as que são legais nos fazem bem, toda a gente sabe que não, mas as que são ilegais destroem-nos muito mais depressa. E, além disso, tornam-nos muito mais dependentes do que as legais, num espaço de tempo mais curto.

Há também quem diga que quem quer consumir arranja sempre forma de o fazer, por isso porque não facilitar o consumo tornando o tráfico mais acessível? Mas não é bem assim… na minha opinião não podemos dizer que quem quer consumir arranja maneira de o fazer. Conheço pessoas que querem, mas ou não encontram quem os ajude ou não têm o dinheiro necessário. Verdade seja dita… esta parte do dinheiro é muito importante. Tornando o consumo mais acessível os preços baixariam imenso – precisamente por ser legal – e quem quisesse podia comprar porque a falta de dinheiro seria um problema a menos. Aumentaria o consumo porque é mais barato comprar, e aumentariam as mortes por overdose porque teriam mais quantidade à sua disposição.

Há quem diga que bastava haver uma regulamentação e um controlo, mas… os traficantes arranjam maneira de traficar, de fugir à lei. Não arranjariam também maneira de fugir a este controlo? Não seria ainda mais fácil para quem consome? Toda a gente poderia fugir a isto porque, na verdade, toda a gente quebra regras. Há miúdos de 13 anos a ir a um café comprar tabaco. É legal? Não, não é. Mas há muita gente que fecha os olhos a isso e vende na mesma, sem pedir identificação sequer… Isto para dizer que há uma regulamentação em relação ao consumo de tabaco e álcool por menores e, mesmo assim, há imensos – mesmo imensos – que o fazem como se nada fosse. E a culpa é também de quem quebra a regra e lhes vende esses produtos, em vez de dizer que não podem.

Há a grande verdade de que quem quer consumir consome, quem não quer não consome. Mas, como eu disse num ponto anterior, tornar as coisas mais fáceis, mais acessíveis, faria mais pessoas consumir, porque nem todos o conseguem fazer agora, sendo estas drogas mais pesadas ilegais. Aumentaria o consumo, e disso tenho a certeza. Podia continuar a enumerar mais razões que me fazem não concordar com a legalização das drogas, mas fico-me por estas, que considero serem das mais importantes.

17 comentários

  1. Acho que isto é relativo. Só consome quem quer. Mesmo ilegais, quem quer consumir arranja sempre forma de... :/

    ResponderEliminar
  2. Eu estou no curso que estou e posso dizer que concordo contigo por todas as razões que disseste !

    ResponderEliminar
  3. Concordo em relação à heroína e cocaína, mas nem todas as drogas ilegais são drogas pesadas. A canábis é até uma droga mais leve que o tabaco e o alcoól, e acho um disparate que a sua venda não seja legal. Não há mortes derivadas do consumo de canábis.

    ResponderEliminar
  4. Será? Em Amsterdão o consumo de drogas leves é legal e as pessoas não andam a tombar para o lado com overdoses, nem houve um aumento de consumo. Descriminalizar é uma forma de combater a necessidade de quebrar regras. "O fruto proibido é sempre o mais apetecido" e por muito cliché que seja a frase, é cliché porque é verdade. Se não for ilegal, já não é tão hardcore fumar uma ganza com os amigalhaços. Descriminalizar também é uma forma de combater a necessidade de procurar o tráfico ilegal de drogas que - demasiadas vezes - contêm misturas que podem de facto trazer problemas enormes para o consumidor.
    Discordo com a ideia de que o álcool e a nicotina demoram mais tempo a corroer o nosso organismo do que um charro aqui e ali. Todas estas drogas podem causar dependência. MAS só fica dependente quem tem problemas ou é estúpido. Contra a estupidez, nada a fazer.
    Concordo com a legalização, pela maior segurança do consumidor. Quem quiser experimentar, poderá fazê-lo sem ser às escondidas e podendo procurar ajuda médica sem tabu se necessitar (com caução e sempre com um parceiro caso as coisas corram mesmo mal), e quem não quiser não consome.

    ResponderEliminar
  5. também acho que se ilegalmente, as drogas já trazem imensos problemas a muita gente, com elas legalizadas a possibilidade de criar problemas, iria ser maior

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Todas acabam por fazer mal de certa forma..
    R: Obrigada :) agora vem o pior ahah

    ResponderEliminar
  7. R: Se é o primeiro blogue não faz sentido. E também não me interessa saber do Zacarias. :)

    ResponderEliminar
  8. Este texto poderia ter sido escrito por mim.. Antes dizia com que era a favor da legalização, mas depois comecei a pesar os pró e contras e os contras pesaram mais! Os efeitos nocivos são astronómicos a longo prazo..

    (gostei do blogue :) )

    ResponderEliminar
  9. Estou de acordo contigo em todos os aspetos

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, acho que muita gente consome pela adrenalina de fugir à lei, outros claro consomem por vicio, penso e posso estar muito errada em que provavelmente se fosse legalizada não haveria tanta pessoa a consumir. É um tema muito contorverso e dificil de analisar.

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada por decidires continuar a acompanhar o meu blog. Fico mesmo muito feliz!!
    Tudo o que precisas de fazer é voltar a seguir, com o novo link que te envio: http://ialleyways.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Eu concordo contigo. Também não sou a favor

    ResponderEliminar
  13. As drogas pesadas cocaína, heroína, alucinogenicos, não concordo.
    Erva e haxixe acho muito bem que seja legalizado de uma forma ou outra teremos um acesso bastante fácil a ambas.
    Apenas não são legalizadas pq muita gente ganha com isso.

    ResponderEliminar