Grow up? No, thanks.

Não gosto de crescer. Na verdade, odeio. Tenho 18 anos, mas preferia ter ficado nos 17 para sempre. Não gosto de sentir que os anos est...

Não gosto de crescer. Na verdade, odeio. Tenho 18 anos, mas preferia ter ficado nos 17 para sempre. Não gosto de sentir que os anos estão a passar por mim a uma velocidade extrema, sem eu querer que isso aconteça.
Tenho – e sempre tive – uma certa dificuldade a lidar com esta minha mania de não querer enfrentar o mundo dos adultos. Lembro-me de ser pequenina e querer ter 18 anos para fazer isto e aquilo mas, à medida que fui crescendo, fui perdendo essa vontade. E porquê? Porque vi que o mundo dos adultos não é como eu pensava. Não é simples, é complicado. Mas não foi isso que criou todo este medo. Foi ver que todos à minha volta tinham uma vida monótona: acordavam cedo, iam trabalhar, voltavam para casa, iam dormir e de manhã cedo começava a rotina.
Eu quero ter uma família, quero ter um emprego, quero destas coisas de adultos. Mas não quero acordar todos os dias a saber que vou repetir uma rotina que odeio no dia seguinte. Não quero ter um emprego qualquer durante anos seguidos para, no fim, ter a minha reforma e não a aproveitar por tão desgastada que estou – física e psicologicamente. Quero um emprego pelo qual me apaixone, pelo qual terei vontade de acordar e ir trabalhar, pelo qual me sinta triste por já não o poder exercer.
Tenho maturidade, tenho responsabilidades, tenho mil e uma coisas para fazer e não me importo. Mas continuo a fugir a sete pés do mundo adulto, porque não me agrada. Não é só a monotonia que vejo à minha volta, é de tudo um pouco. Parecem todos tão tristes, tão desesperados, tão cansados, tão chateados com a vida. Ou então tenho vivido na parte errada do mundo e os adultos são as pessoas mais felizes fora daqui.

25 comentários

  1. compreendo-te perfeitamente...

    www.beautyindistress.tk ♥

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, não me importava nada de ficar na idade em que estou durante uns aninhos!

    ResponderEliminar
  3. Eu, com quase 22, padeço do mesmo mal: o síndrome de Peter Pan. Se pudesse não crescia, com o tempo vamo-nos apercebendo que a vida rotineira é mais provavel do que uma vida de aventuras, em que acordamos para fazer o que gostamos, no entanto ainda acredito. E é importante que acredites também, que continues com essa vontade, com essa garra de viver uma vida apaixonada. Só assim podes consegui-la. Não podemos evitar o crescimento, o passar dos anos, mas podemos não deixar de sonhar. Nunca deixes que os anos te roubem os sonhos.

    ResponderEliminar
  4. Identifiquei-me tanto com este post! Sou igual a ti, já nem gosto de fazer anos nem nada! o mundo anda uma desgraça, antes não fosse assim!
    Li**

    ResponderEliminar
  5. Eu, com 24 anos, sofro do mesmo mal e já entrei no mundo do trabalho e na rotina. Eu gosto do que faço e das pessoas com quem estou, por isso a maioria das vezes nem penso no assunto. Mas quando penso, fico triste. Não somos livres. Gostava de ir de mochila às costas percorrer o mundo, mas é difícil poder fazer isso sem estragar a nossa vida profissional ou sem dinheiro. Ser adulto é ser complicado. É ter sentimentos complexos. Nada parece ser simples como quando éramos crianças. Antes zangavamo-nos, mas resolvia-se rápido. Ao ingressarmos no mundo adulto é como se assinassemos um papel que diz "vamos complicar os sentimentos" e já não é tão fácil fazer as pazes como antes. Guardamos ou guardam rancor, ficamos magoados, ficamos tristes. Ser criança é muito fácil.

    ResponderEliminar
  6. Quem me deraaaaaa já tenho mais 10. crescer dá trabalho, crescer doi mas é muito gratificante quando olhas para trás e vês tudo que ja conquistas-te a todos os niveis. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Entendo-te mas estava sempre a crescer :)

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso não tenho qualquer problema em envelhecer, faz parte da vida. É certo que ficamos com mais responsabilidades e problemas para resolver mas se for tudo feito com tranquilidade está tudo bem. Uma coisa que agora reparo é que o tempo parece que passa mais rápido do que antes, de repente passou um ano como num estalar de dedos.

    ResponderEliminar
  9. R: sim! preferia que fosse sempre nesta publicação, para que para mim seja mais fácil e eu não tenha que andar à procura. Mas não ha problema se alguém se esquecer e meter noutra publicação qualquer

    ResponderEliminar
  10. já agora, gostei do teu texto, concordei com tudo o que disseste xD

    ResponderEliminar
  11. Tenho quase 25 e recuso-me a tornar-me adulta ;P

    ResponderEliminar
  12. tambem tenho um certo medo da vida adulta, mas queiramos quer nao vamos passar por ela :)

    r: Nunca tive filosofia por isso não posso discordar contigo. Mas pelo que já ouvi falar muitas vezes , parece-me ser bastante interessante.
    Faz isso :)

    ResponderEliminar
  13. A rapidez com que vejo os anos a passar assusta-me. E como eu te percebo... Deprime-me pensar que poderei vir a ser uma pessoa assim, rotineira, passar anos e anos da minha vida a trabalhar em vez de viver, a trabalhar para comer, para sobreviver e não aproveitar a vida. Acho que passamos demasiado tempo a trabalhar e pouco tempo a viver, parece que as prioridades estão todas invertidas

    ResponderEliminar
  14. Há medida que vamos crescendo, queremos ser pequeninos novamente!

    ResponderEliminar
  15. O meu pai diz-me várias vezes que com 21 anos continuo a ser uma criança, sofro do mesmo ;)

    ResponderEliminar
  16. É verdade mas não tens que seguir o que os outros fazem, podes sempre fazer diferente e melhor quebrar essas rotinas e monotonias ;)

    ResponderEliminar
  17. em parte concordo contigo, há que lutar para não ter uma vida medíocre e infeliz, tens sim que fazer uma coisa que te apaixone mas não precisas de ter medo de crescer xx

    ResponderEliminar
  18. Percebo-te perfeitamente, ás vezes também penso muito nisso, mas faz parte!
    R: muito obrigada :D

    ResponderEliminar
  19. adorei o teu pensamento!
    escreves bem :)

    ResponderEliminar