
Eu percebo que as pessoas
gostem de beber. Percebo, embora não seja das coisas que eu própria mais gosto
de fazer. Percebo que as pessoas gostem de ficar
alegres. Mas não consigo entender o porquê de gostarem de beber até ficarem
completamente inconscientes das suas ações. É algo que não faz sentido algum
para mim, e muito menos quando se trata de grandes eventos, com gente de todo o
tipo, onde tudo é mais propício de lhes acontecer. Acho que nestas situações é
um perigo - do tamanho do universo - estar inconsciente do que se passa.
Já perguntei, a mais do que
uma pessoa, o porquê de gostarem de ficar assim. Disseram-me que gostam porque sim, porque é divertido. Mas como
é que pode ser divertido quando nem sequer têm ideia do que se passou maior
parte do tempo? Como podem achar que é divertido quando acordam com uma dor de
cabeça que parece piorar cada vez que respiram? Como podem achar divertido adormecer
numa poça de vómito?
Nunca estive neste estado, nem
lá perto sequer. Mas já cheguei a casa às 7:30h, completamente sóbria, para ter
aulas às 8h, depois de ter estado a noite – e madrugada – toda a cuidar de
pessoas bêbadas. Portanto, sei bem o que sofrem. Aturá-los(as) nestes estados
não é um mar de rosas, de todo. Se tem momentos fofinhos? Tem. Se tem momentos
divertidos? Imensos! Se tem momentos emocionantes? Tem. Se tem momentos
irritantes? Inúmeros! Se tem momentos chatos? Tem. Se tem momentos em que só
apetece deixá-los num cantinho e ir dormir? Alguns. Tudo depende do tipo de
bêbado(a). Se é fácil? Não, nem lá perto. E, mesmo depois de tudo o que vi,
mesmo depois de tudo a que assisti, continuo sem entender o porquê de gostarem tanto disto. É que
não é só uma ou duas pessoas, é imensa gente! Sinto-me uma ave rara, às vezes…

